Caves da Cockburn’s assinalam Dia Internacional do Vinho do Porto
Data será celebrada com a mais recente novidade do Centro de Visitas: piqueniques para toda a família, que incluem propostas vegetarianas.


2019.01.16

No dia 27 de janeiro, assinala-se o Dia Internacional do Vinho do Porto. Para celebrar a efeméride, as Caves da Cockburn’s – marca de Vinho do Porto da família Symington – lançam a sua mais recente novidade: a possibilidade de se fazerem piqueniques no espaço. Uma boa oportunidade para experimentar vinhos DOC Douro e Vinho do Porto e, ao mesmo tempo, saborear produtos regionais. No dia 27, quem reservar um piquenique na Cockburn’s pode visitar gratuitamente o Centro de Visitas, para descobrir os segredos da produção do Vinho do Porto, e tem ainda garantida a oferta de uma prova de Cockburn’s 10 Anos.

O menu do piquenique está disponível para uma ou duas pessoas (19 e 32 euros, respetivamente) e inclui pão rústico, enchidos, queijo, azeitonas, paté de bacalhau, batatas fritas, tomates cherry, fruta da época, chocolate com Vinho do Porto Special Reserve, um copo de vinho Altano DOC Douro e um cálice de Cockburn’s Special Reserve. A Cockburn´s disponibiliza ainda um menu infantil (12 euros) e um menu vegetariano (19 euros).

Para usufruir dos piqueniques na Cockburn’s, que estão disponíveis entre as 10h00 e as 17h00, é necessário efetuar uma pré-reserva, através do e-mail cockburnslodge@cockburns.com ou do número 913 007 950. Caso não seja possível, por condições atmosféricas, realizar o piquenique no terraço da Cockburn’s, o Centro de Visitas disponibiliza um espaço para o efeito no interior do lodge.

Maiores Caves de Vinho do Porto na zona histórica de Vila Nova de Gaia
O espaço gerido pela Symington Family Estates assume-se como as maiores Caves de Vinho do Porto na zona histórica de Vila Nova de Gaia e é o único armazém em que é possível ver a equipa de tanoaria em atividade. Desde a sua abertura no verão de 2017, o centro de visitas recebeu cerca de 35 mil visitantes. Os turistas franceses são aqueles que mais visitam o espaço seguidos pelos espanhóis e visitantes do Reino Unido. O número de portugueses tem também vindo a aumentar e já estão em quarto lugar no ranking de visitantes.

As Caves da Cockburn’s comportam 6.518 pipas de Vinho do Porto em estágio, para além do equivalente a 10.056 pipas em balseiros. Este stock, de enorme valor, é essencial para a criação de grandes vinhos e, em particular, o famoso Special Reserve da Cockburn’s. O espaço integra um novo museu que contém uma coleção de aguarelas do século XIX, da autoria do Barão de Forrester, bem como alguns dos registos da década de 1930 de outra figura lendária do Vinho do Porto, John Henry Smithes.