Católica no Porto reflete sobre a missão da família na atualidade
“O Evangelho da Família em Tempos de Mudança” é o tema da iniciativa promovida pela Faculdade de Teologia, de 4 a 7 de fevereiro


2019.01.30

“O Evangelho da Família em Tempos de Mudança”. É este o tema das próximas “Jornadas de Teologia”, iniciativa da Faculdade de Teologia da Católica no Porto. Inspirada na exortação apostólica Amoris Laetitia “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, do Papa Francisco, as Jornadas deste ano procuram promover a reflexão em torno da realidade, do contexto e dos desafios que marcam as famílias portuguesas. A reflexão do tema terá uma abordagem interdisciplinar sobre os vários contextos em que as famílias são chamadas a viverem nos tempos atuais. Estas questões serão debatidas e exploradas durante o encontro que decorre de 4 a 7 de fevereiro, no campus Foz da instituição.

A edição deste ano fica marcada pela presença de Martin M. Lintner – especialista em Ética Teológica, da Philisophisch-Theologische Hochschule Brixen, em Itália –, responsável pela sessão de abertura e pela dinamização do primeiro painel, reflexão centrada na “A fragilidade na família”. Uma outra presença confirmada é de Maria Engrácia Leandro, docente da Universidade do Minho, responsável pelo debate sobre as realidades, os contextos e os desafios colocados às famílias de hoje. O programa integra, ainda, intervenções de docentes da Universidade Católica Portuguesa e do secretariado Diocesano da Pastoral da Familiar da Diocese do Porto.

As Jornadas de Teologia decorrem das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00, à exceção do último dia, em que a eucaristia de encerramento está agendada para as 12h00. Mais informações disponíveis em http://www.teologia.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/jornadas-teologia-2019-evangelho-familia-tempos-mudanca.

A Universidade Católica Portuguesa é constituída por quatro centros regionais: Braga, Lisboa, Porto e Viseu. No Porto, a Universidade tem dois campus que integram 8 unidades académicas e sete unidades de investigação onde uma comunidade vibrante de mais de 8000 mil professores, alunos e colaboradores partilham conhecimento nas áreas das Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia entre outras. Neste momento, a Católica no Porto oferece 13 licenciaturas, 29 mestrados, 11 doutoramentos, 40 pós-graduações, formação avançada e executiva, Teen Academy e programa Universitário Mais Saber. www.porto.ucp.pt