Católica no Porto homenageia Francisco Carvalho Guerra
Sessão que distingue primeiro presidente do Centro Regional do Porto marca o início das comemorações dos primeiros 40 anos da instituição.


2018.11.22

A Católica no Porto homenageia, na próxima quinta-feira, 29 de novembro, Francisco Carvalho Guerra. A sessão – que distingue o primeiro presidente do Centro Regional do Porto – marca, também, o início das comemorações dos primeiros 40 anos da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Refira-se que este será o primeiro momento de um programa que, ao longo de 2018 e 2019, integrará um conjunto alargado de iniciativas. O evento está agendado para as 17h00 e decorre no campus Foz da instituição.

“O professor Carvalho Guerra é uma força inspiradora, crucial na implementação e afirmação da Universidade Católica Portuguesa no Porto”, refere Isabel Braga da Cruz, atual presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Ao longo da sessão de homenagem, haverá testemunhos e momentos de partilha, de encontros e reencontros da comunidade, marcados pela forte missão da Universidade.

Recorde-se que Francisco Carvalho Guerra, além de ter sido um dos fundadores do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, foi igualmente bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, presidente da Sociedade Portuguesa de Bioquímica, vice-reitor da Universidade do Porto, presidente do Conselho para a Cooperação Ensino Superior – Empresa, representante destacado em diferentes comités da NATO e membro da New York Academy of Sciences. Em 2017 foi agraciado com a Medalha de Mérito de Ciência em reconhecimento pela atividade desenvolvida ao serviço da ciência, nomeadamente nas áreas da Química Farmacêutica e da Bioquímica, tendo a sua ação sido decisiva para estimular a investigação científica em Portugal. A sessão é aberta ao público, mas está sujeita a inscrição prévia, disponível em http://www.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/sessao-homenagem-ao-nosso-professor-carvalho-guerra.

A Universidade Católica Portuguesa faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum buscando o objetivo de formar para a confiança e estimular em alunos, docentes, investigadores e funcionários o gosto por aprender e aprofundar conhecimentos, na busca continuada da verdade. Está localizada em Braga, Lisboa, Porto e Viseu contando com cerca de 12.000 alunos. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Direito - Porto, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto.