Autor da novela Avenida Brasil vem a Portugal em outubro
João Emanuel Carneiro é um dos vinte oradores convidados pela Academia Portuguesa de Cinema para a iniciativa que decorre em Cascais.


2017.08.21

João Emanuel Carneiro, autor de Avenida Brasil – telenovela brasileira que bateu todos os recordes de audiências, garantiu direitos de exibição em cerca de 150 países e foi dobrada em 19 línguas – vem a Portugal a convite da Academia Portuguesa de Cinema para integrar a primeira edição do projeto A Quatro Mãos – Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português. A iniciativa decorre entre 12 e 15 de outubro, em vários espaços de Cascais.

“Do cinema à TV: As Narrativas de uma travessia” é o mote do debate que contará com a participação do reputado guionista e realizador brasileiro e que tem como objetivo dar a conhecer o seu percurso profissional, os seus métodos de trabalho e o processo de transição do cinema para os trabalhos televisivos.

João Emanuel Carneiro iniciou a carreira com apenas 15 anos, ao assinar os guiões de aventuras do Menino Maluquinho e do Pererê. Escreveu, realizou e produziu Zero a Zero, a sua primeira curta metragem com 19 anos. Esteve envolvido em várias longas-metragens, das quais se destacam, por exemplo, O Primeiro Dia, Deus é Brasileiro ou Central Brasil. Em televisão, colaborou também em várias séries, como é o caso de A Muralha e Os Maias. Em 2009, escreveu a sua primeira novela: Da Cor do Pecado. Seguiram-se Cobras & Lagartos, A Favorita e, a mais aclamada, Avenida Brasil.

O projeto A Quatro Mãos tem produção executiva de Paulo Trancoso e coordenação geral de Patrícia Vasconcelos, que partilha a direção de projeto com Rui Vilhena e Edson Athayde. O evento conta com um programa recheado de palestras, Q&A’s, debates, workshops com grandes nomes nacionais e internacionais do audiovisual e até uma masterclass na qual os participantes vão ter oportunidade de aprender com James Bonnet, reconhecido guionista americano que viaja de Los Angeles para explicar o processo criativo de guiões para ficção e não-ficção, romances, séries e filmes de televisão. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do site do projeto: http://aquatromaos.pt.

Aprender a escrever terror ou comédia
A primeira edição do A Quatro Mãos conta ainda com outros nomes de destaque da indústria cinematográfica e televisiva que vão abordar géneros específicos da escrita audiovisual. Paulo Leite – produtor, guionista e fundador da Bad Behavior – e Adriana Falcão – guionista de televisão e cinema – marcam presença no evento para falar sobre o processo de escrita nos géneros de terror e comédia, respetivamente.