APPT21 e Microsoft unem-se para combater Dislexia

Sessão de trabalho reunirá vários especialistas que irão analisar as dificuldades de aprendizagem da leitura sob diferentes perspectivas.



2009.05.13

O Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças promove na próxima sexta-feira, dia 15 de Maio, uma conferência sobre a Dislexia – uma patologia que se caracteriza por dificuldades persistentes e recorrentes na aprendizagem e automatização da leitura e escrita. Durante a sessão de trabalho, que se realiza a partir das 9h00 no Fórum Picoas, em Lisboa, o destaque vai para a assinatura de um protocolo entre a APPT21/Diferenças e a Microsoft. O objectivo é o de juntar esforços no sentido de desenvolver software que possa apoiar crianças disléxicas.

Aliás, dar a conhecer o que de mais moderno se faz ao nível da investigação informática na área da Dislexia é um dos grandes propósitos da conferência, já que uma boa parte do programa será dedicado a discutir os novos conhecimentos e avanços relacionados com esta perturbação no desenvolvimento. Uma das novidades será a apresentação de uma aplicação informática para intervenção na Dislexia. O software interactivo “Reino dos Fonemas” foi desenvolvido com o apoio de técnicos da APPT21/Diferenças e pretende marcar a diferença no processo de aprendizagem de crianças disléxicas.

Além dos temas referidos, a sessão de trabalho promovida pelo Diferenças irá colocar em cima da mesa muitas outras matérias que serão alvo de reflexão. A primeira parte da reunião será dedicada à discussão sobre a origem das dificuldades de aquisição da leitura nos Défices Cognitivos, nas Perturbações da Linguagem, nas Perturbações do Espectro do Autismo, nas Perturbações da Atenção e nas alterações comportamentais. A conferência inclui ainda a apresentação de uma proposta para uma nova classificação da Dislexia.

O evento é dirigido a pais, professores do ensino especial e regular, educadores de infância, psicólogos, técnicos de reabilitação, terapeutas da fala e outros interessados. As inscrições para o colóquio “Dislexia – Novos Conhecimentos”, no valor de 60 euros, podem ser efectuadas através do site www.nasturtium.com.pt e estão limitadas a um total de 160 participantes.

O espaço Diferenças é um centro de desenvolvimento infantil criado em 2004 e que tem como patrono o comentador Marcelo Rebelo de Sousa. O centro está ligado à APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21), mas funciona autonomamente. O Diferenças tem sede em Lisboa (Chelas) e actua ao nível de diferentes perturbações do desenvolvimento infantil.