ADETURN investe em novos mercados europeus
A ADETURN acaba de assinar com a Ryanair e o Turismo de Portugal um acordo de promoção turística, que visa dinamizar cinco novas rotas desta low cost até ao final de 2009. A assinatura do documento contou com as presenças do secretário de Estado do Turismo, do presidente da Junta Metropolitana do Porto, do presidente da ADETURN, do vice-presidente do TdP e do vice-presidente da Ryanair.


2008.01.10

A ADETURN Turismo Norte de Portugal acaba de assinar com a Ryanair e o Turismo de Portugal (TdP) um acordo de promoção turística, que visa dinamizar cinco novas rotas desta low cost até ao final de 2009. A assinatura do documento contou com as presenças do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, do presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, do presidente da ADETURN Turismo Norte de Portugal, Jorge Osório, do vice-presidente do TdP, Frederico de Freitas Costa, e do vice-presidente da Ryanair, Eddie Wilson.

A colaboração entre a ADETURN Turismo Norte de Portugal, a Ryanair e o TdP passa por acções localizadas em cada um dos destinos para os quais a mais importante companhia aérea europeia de low cost voa. Além de dar a conhecer o destino Porto e Norte de Portugal aos jornalistas (exemplo: provas de degustação) e ao público de cada um dos destinos, haverá uma ligação nos sites da ADETURN Turismo Norte de Portugal e da Ryanair. Este link ganha especial relevância, já que o sítio na Internet da companhia aérea contabilizou cerca de 200 milhões de acessos no ano passado.

Para além deste acordo, o presidente da ADETURN garantiu que a instituição continuará a trabalhar na promoção do destino Porto e Norte do Portugal no estrangeiro. “Estão praticamente acordadas ou em fim de negociação 10 novas rotas a partir do aeroporto do Porto e ainda um acordo inédito com a TAP para voos com outros destinos, como o Brasil ou os Estados Unidos da América”, adiantou Jorge Osório. Do lado da Ryanair, o vice-presidente da companhia afirmou estar “muito satisfeito com a expansão no aeroporto do Porto”. “Queremos continuar a crescer aqui, desde que nos sejam dadas as condições necessárias”, disse Eddie Wilson.

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, realçou os números recorde alcançados pelo sector turístico em 2007 – particularmente na região do Porto e Norte de Portugal. “O Governo vai continuar a trabalhar estreitamente com a ADETURN, bem como com as várias agências de promoção turística das diferentes regiões do país”, afirmou peremptório Bernardo Trindade. Por seu lado, o presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, assumiu que a reabilitação da baixa do Porto é uma prioridade e considerou o turismo um sector da economia indispensável. No entanto, deixou um recado ao Governo: “o apoio ao Porto não pode ser casuístico, mas sim um apoio cimentado, baseado numa estratégia alargada”.

Este é, assim, mais um momento marcante na promoção turística externa do Porto e Norte de Portugal em mercados com enorme potencial de crescimento e com elevado poder de compra.

Resultados de 2007 são positivos

O encontro permitiu ainda a apresentação dos números relativos a 2007. A ADETURN Turismo Norte de Portugal ultrapassou todas as expectativas no que se refere aos resultados comparativos até ao mês de Outubro de 2007, quando confrontados com o período homólogo de 2006. O desempenho do destino continua a superar as previsões mais optimistas no que toca a visitantes estrangeiros.

Assim, e no que se refere às dormidas, o aumento foi de 13,01 por cento até Outubro do ano passado, face ao mesmo período de 2006. O objectivo traçado passava por um crescimento de 10,80 por cento. Em termos de números totais, foram registadas 1.556.369 dormidas de estrangeiro até Outubro do ano passado – 1.377.243 em idêntico período de 2006.

No tocante ao número de visitantes estrangeiros, a variação foi de 11,18 por cento até Outubro de 2007, quando o objectivo era de um crescimento de 9,7 por cento. Isto significa que dos 669.029 visitantes registados até Outubro de 2006, se passou para os 743.805 registados até ao mesmo período do ano passado. Por fim, as receitas: o crescimento foi de 12,82, contra os 12,5 fixados como objectivo. Dos 156.393 mil euros até Outubro de 2006, deu-se um crescimento para os 176.440 mil euros alcançados até idêntico período de 2007.

Esta realidade foi um dos temas da conversa de trabalho entre o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e os responsáveis pela ADETURN Turismo de Portugal, que também decorreu hoje nas instalações da Casa da Música. Isto depois de uma visita ao aeroporto e da viagem de metro entre o Aeroporto do Porto e a Casa da Música.

A ADETURN Turismo Norte de Portugal é a Agência Regional de Promoção Turística do Porto e Norte de Portugal oficialmente certificada pelo Instituto de Turismo de Portugal e pela Confederação do Turismo Português. Criada em 1992, a associação sustenta a sua actividade numa série de parcerias estabelecidas com entidades públicas e privadas com representatividade no sector do Turismo.