ADDICT reflecte sobre indústrias criativas em Vila Nova de Cerveira
Laboratório, integrado no “Portugal Criativo”, debate potencial de adopção de estratégias culturais e criativas conjuntas com a Galiza.


2012.06.13

Na próxima sexta-feira, 15 de Junho, Vila Nova de Cerveira recebe o Laboratório Lugares Criativos (LLC), iniciativa levada a cabo pela ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas. A região tem-se destacado pelos eventos culturais que promove, nomeadamente a Bienal de Cerveira, a mais antiga do país e com reputação internacional. A cooperação entre o Alto Minho e a Galiza, bem como uma estratégia integrada e diversificada das indústrias culturais e criativas, que contribua para a projecção dos municípios, são os temas em debate.

A sessão da manhã, que conta com Kepa Korta, director do gabinete de planificação estratégica de San Sebastian, e Juan Carlos Fernández Fasero, director da Agência Galega das Indústrias Culturais, realiza-se na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira. Da parte da tarde, decorrem apresentações de alguns casos de sucesso da região. Os convidados são João Pedro Vaz, director artístico da Companhia Comédias do Minho; Joana Carvalho e Carlos Valencia, impulsionadores do Dínamo 10, espaço de coworking em Viana do Castelo; João Carvalho, da Ritmos, responsável pela organização do Festival de Paredes de Coura; e Mariana e Rui Correia, da Escola Superior Gallaecia.

Do programa da tarde faz ainda parte a realização de um circuito pelos projectos mais emblemáticos das actividades culturais e criativas de Vila Nova de Cerveira. A Porta XIII - Associação Poética de todas as Artes, a Associação Projeto e República das Artes, a Magic Box (na Escola Superior Gallaecia), as futuras instalações da Fundação Bienal de Cerveira e a Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira constam do roteiro estabelecido.

Menos de 10 dias para o “Portugal Criativo”
O LLC de Vila Nova de Cerveira insere-se no Portugal Criativo, evento organizado pela ADDICT, e que está de regresso ao norte do país, de 21 a 23 de Junho. Até lá, realizam-se os dois últimos laboratórios criativos, em Paredes (18 de Junho) e Braga (20 de Junho). As conclusões de todos os laboratórios conduzirão à elaboração de um Guia de Boas Práticas, destacando os principais instrumentos, iniciativas e actores implicados na implementação de estratégias de desenvolvimento sustentadas nas indústrias culturais e criativas.

Os Laboratórios Lugares Criativos, promovidos pela ADDICT, inserem-se no projecto “Lugares Criativos”, co-financiado pelo ON2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A ADDICT é a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e constitui-se como plataforma que, através do conhecimento, informação, promoção e coordenação do sector das Indústrias Criativas, contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa. É reconhecida pelo Ministério da Economia como entidade gestora e dinamizadora do Cluster de Indústrias Criativas da Região Norte e agrega um total de 111 associados. A RTP, Ordem dos Arquitectos, Fundação Casa da Música, Fundação de Serralves, Porto Editora, jornal Público e as principais universidades ligadas ao ensino e formação para esta indústria são alguns dos seus associados.