ADDICT desenvolve Guia de Boas Práticas das cidades criativas
Iniciativa integra “Portugal Criativo”. Braga, Bragança, Paredes, S. João da Madeira e V.N. de Cerveira incluem também painel de estudo.


2012.05.23

A ADDICT – Associação para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas está a desenvolver um Guia de Boas Práticas de implementação de estratégias urbanas sustentadas nas actividades criativas. Através da iniciativa Laboratório Lugares Criativos (LLC), a associação pretende descobrir o que de melhor está a ser feito em algumas das principais cidades do norte do país. Para tal, estão já agendadas sessões de apresentação, debate e visitas a lugares criativos de um conjunto de seis cidades: Braga, Bragança, Paredes, Santo Tirso, S. João da Madeira e Vila Nova de Cerveira.

Santo Tirso é a primeira cidade a acolher a iniciativa, que se integra no programa do “Portugal Criativo”, o grande evento anual promovido pela ADDICT. No próximo dia 29 de Maio, na antiga Fábrica de Fiação e Tecidos – Fábrica de Santo Thyrso, discute-se o papel do design na economia das cidades e regiões. Aliando as sinergias entre o design e a indústria e a influência dos blogues de moda na promoção das cidades enquanto centros de produção, propõe-se um debate a partir da prática, numa região que é uma referência incontornável na área do têxtil.

Este laboratório procura explorar soluções para a criação de valor acrescentado e para o reforço da competitividade do território a partir do design, enquanto sub-sector criativo. A iniciativa dá ainda a conhecer, in loco e através de um circuito organizado, alguns dos mais recentes e marcantes projectos para o reforço de Santo Tirso enquanto lugar criativo. Entre eles, a Fábrica de Santo Thyrso, o Passeio das Margens do Ave e o Museu Internacional de Escultura Contemporânea. Os LLC destinam-se aos municípios da região Norte, com interesse na implementação de estratégias de desenvolvimento urbano, sustentadas nas actividades culturais e criativas.

Em cada destino, o LLC – que decorre durante todo o dia – dedica a manhã a uma sessão de trabalho com agentes ligados ao planeamento e gestão urbana e regional e a tarde a uma apresentação, debate e visita guiada aos equipamentos e projectos emblemáticos, destinados a todos os interessados. As conclusões de todos os laboratórios conduzirão à elaboração de um Guia de Boas Práticas, destacando os principais instrumentos, iniciativas e actores implicados na implementação de estratégias de desenvolvimento sustentadas nas indústrias culturais e criativas.

Porto debate Portugal Criativo
O Portugal Criativo está de regresso ao norte do país, de 21 a 23 de Junho. Organizado pela ADDICT, o evento promete ser um espaço privilegiado de encontro de pessoas e ideias, promovendo a criatividade como força impulsionadora do desenvolvimento social e económico dos territórios. Sob o mote “Lugares Criativos”, a iniciativa convida a pensar o presente e o futuro das cidades, em concreto a construção e a manutenção das urbes criativas. O evento é co-financiado pelo programa COMPETE (Sistema de Apoio a Acções Colectivas) ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013.

A ADDICT é a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e constitui-se como plataforma que, através do conhecimento, informação, promoção e coordenação do sector das Indústrias Criativas, contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa. É reconhecida pelo Ministério da Economia como entidade gestora e dinamizadora do Cluster de Indústrias Criativas da Região Norte e agrega um total de 111 associados. A RTP, Ordem dos Arquitectos, Fundação Casa da Música, Fundação de Serralves, Porto Editora, jornal Público e as principais universidades ligadas ao ensino e formação para esta indústria são alguns dos seus associados.