ADDICT debate papel da criatividade na dinamização de Trás-os-Montes
Iniciativa, integrada no “Portugal Criativo”, pretende debater formas de projectar aquela região através de actividades culturais e criativas.


2012.06.01

Na próxima terça-feira, 5 de Junho, Bragança recebe o Laboratório Lugares Criativos (LLC), iniciativa levada a cabo pela ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas. O debate na cidade transmontana procura descortinar de que forma a criatividade pode ajudar na projecção da região, caracterizada pela reduzida densidade populacional. A iniciativa, integrada no “Portugal Criativo”, pretende descobrir o que de melhor está a ser feito em algumas das principais cidades do norte do país.

A forte identidade cultural e espírito criativo da região de Trás-os-Montes é o ponto de partida para a sessão, que irá abordar possíveis estratégias de desenvolvimento e divulgação do território, através dos recursos e iniciativas ligados à criatividade e à cultura. Serão ainda exploradas questões como o actual panorama dos programas de apoio existentes no seio da União Europeia, a mobilidade e cooperação entre fronteiras e as redes comerciais internacionais para as actividades culturais.

O programa conta com a participação de Catarina Selada, coordenadora do projecto europeu “Clusters criativos em zonas urbanas de baixa densidade”, e Nuno de Faria, que já trabalhou no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como interlocutor nacional com a União Europeia na área cultural. As sessões são abertas a todos os interessados. Será ainda realizado um circuito pelos projectos mais emblemáticos de Bragança, como o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, a Galeria Arte, o Centro de Ciência Viva e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Portugal Criativo: o grande evento do sector
Depois de Santo Tirso, Bragança é a segunda cidade a acolher o Laboratório Lugares Criativos. Seguem-se São João da Madeira, Vila Nova de Cerveira, Paredes e Braga. As conclusões de todos os laboratórios conduzirão à elaboração de um Guia de Boas Práticas, destacando os principais instrumentos, iniciativas e actores implicados na implementação de estratégias de desenvolvimento sustentadas nas indústrias culturais e criativas.

A iniciativa insere-se no Portugal Criativo, evento organizado pela ADDICT, e que está de regresso ao norte do país, de 21 a 23 de Junho. Os Laboratórios Lugares Criativos, promovidos pela ADDICT, inserem-se no projecto “Lugares Criativos”, co-financiado pelo ON2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A ADDICT é a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e constitui-se como plataforma que, através do conhecimento, informação, promoção e coordenação do sector das Indústrias Criativas, contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa. É reconhecida pelo Ministério da Economia como entidade gestora e dinamizadora do Cluster de Indústrias Criativas da Região Norte e agrega um total de 111 associados. A RTP, Ordem dos Arquitectos, Fundação Casa da Música, Fundação de Serralves, Porto Editora, jornal Público e as principais universidades ligadas ao ensino e formação para esta indústria são alguns dos seus associados.