ADDICT debate no Porto o Portugal Criativo
Incontornável na agenda das Indústrias Criativas, evento integra quatro conferências, sete encontros na região Norte e um concurso de ideias.


2012.05.15

O Portugal Criativo está de regresso ao norte do país, de 21 a 23 de Junho. Organizado pela ADDICT – Agência de Desenvolvimento para as Indústrias Criativas, o evento promete ser um espaço privilegiado de encontro de pessoas e ideias, promovendo a criatividade como força impulsionadora do desenvolvimento social e económico dos territórios. Sob o mote “Lugares Criativos”, a iniciativa convida a pensar o presente e o futuro das cidades, em concreto a construção e a manutenção das urbes criativas.

Nos dias 21 e 22 de Junho, estão agendadas quatro conferências, a ter lugar no Coliseu do Porto, que apresentam como denominador comum a criatividade, temática que será dissecada a partir de diferentes perspectivas: Negócio, Pessoas, Territórios e Internacionalização. Em paralelo, no dia 22, decorrem encontros empresariais entre entidades nacionais e internacionais do sector audiovisual, destinados a associados da ADDICT. Já o terceiro dia do programa, 23 de Junho, será passado em Guimarães, cidade em destaque pelo facto de ser Capital Europeia da Cultura, estando prevista a visita a infra-estruturas de relevo como o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, o Instituto de Design, a Plataforma das Artes e a Fábrica ASA.

Laboratórios Lugares Criativos
A edição deste ano integra um conjunto de laboratórios criativos, dirigidos aos municípios da região Norte interessados em implementar estratégias e políticas de desenvolvimento urbano, sustentadas nas actividades culturais e criativas. Do fim de Maio até ao final de Junho, acontecem sessões de trabalho no terreno com técnicos de planeamento e gestão urbana, que incluem uma visita guiada a equipamentos e projectos do sector criativo, em seis cidades distintas: Santo Tirso, Braga, Viana do Castelo, Paredes, Bragança e S. João Madeira. O primeiro laboratório, a decorrer em Santo Tirso, a 29 de Maio, visa discutir o papel do design na economia das regiões e dos países.

Dinamizado pela Fundação da Juventude, e ainda no âmbito do Portugal Criativo, será lançado um concurso dirigido aos jovens e estudantes do ensino secundário e superior. A competição desafia os participantes a sugerirem ideias de requalificação de alguns espaços urbanos, nomeadamente na região do Grande Porto, Guimarães e Braga, com vista a melhorar a utilização desses mesmos locais. O evento Portugal Criativo, promovido pela ADDICT, insere-se no projecto “Lugares Criativos” e é co-financiado pelo ON2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A ADDICT é a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e constitui-se como plataforma que, através do conhecimento, informação, promoção e coordenação do sector das Indústrias Criativas, contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa. É reconhecida pelo Ministério da Economia como entidade gestora e dinamizadora do Cluster de Indústrias Criativas da Região Norte e agrega um total de 111 associados. A RTP, Ordem dos Arquitectos, Fundação Casa da Música, Fundação de Serralves, Porto Editora, jornal Público e as principais universidades ligadas ao ensino e formação para esta indústria são alguns dos seus associados.