ADDICT debate casos de sucesso das indústrias do calçado e chapéus
Laboratório, integrado no “Portugal Criativo”, destaca a utilização do design na reconversão das bem sucedidas indústrias da região.


2012.06.08

Na próxima terça-feira, 12 de Junho, realiza-se o Laboratório Lugares Criativos (LLC) de São João da Madeira, iniciativa levada a cabo pela ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas. O debate, num município que se tem destacado pelo sucesso da sua indústria do calçado, da chapelaria e dos lápis, põe a tónica na utilização do design e da comunicação nas estratégias territoriais e de reconversão industrial. O objectivo é o de perceber como se pode potenciar, através da criatividade e das actividades culturais, a reconversão e a atractividade de um território industrial em mudança.

A sessão da manhã conta com a participação de Luís Carvalho – investigador no “European Institute for Comparative Urban Research” da Universidade Erasmus de Roterdão e especialista em dinâmicas e políticas de desenvolvimento económico e inovação em cidades e regiões –, e de Lino Teixeira, assessor de relações mediáticas no âmbito das actividades criativas e culturais, actualmente coordenador de comunicação de Guimarães 2012. Os convidados reflectem, entre outros assuntos, sobre a comunicação de estratégias territoriais sustentadas nas actividades criativas.

De tarde, serão exploradas as sinergias entre o design e as indústrias. O sucesso que têm obtido – como, por exemplo, a reputação internacional de que o calçado da região goza – é o ponto de partida para a sessão. Será ainda realizado um circuito pelos projectos mais emblemáticos das actividades culturais e criativas de São João da Madeira: a Fábrica da Oliva, o Museu do Calçado, o Museu da Chapelaria, a Fábrica da Viarco, a Casa da Criatividade e o Centro Empresarial e Tecnológico

Iniciativas integradas no “Portugal Criativo”
São João da Madeira é a terceira cidade a acolher o LLC, depois de Santo Tirso e Bragança. Vila Nova de Cerveira (15 de Junho), Paredes (18 de Junho) e Braga (20 de Junho) são as cidades que se seguem. As conclusões de todos os laboratórios conduzirão à elaboração de um Guia de Boas Práticas, destacando os principais instrumentos, iniciativas e actores implicados na implementação de estratégias de desenvolvimento sustentadas nas indústrias culturais e criativas.

O LLC de São João da Madeira insere-se no Portugal Criativo, evento organizado pela ADDICT, e que está de regresso ao norte do país, de 21 a 23 de Junho. Os Laboratórios Lugares Criativos, promovidos pela ADDICT, inserem-se no projecto “Lugares Criativos”, co-financiado pelo ON2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A ADDICT é a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e constitui-se como plataforma que, através do conhecimento, informação, promoção e coordenação do sector das Indústrias Criativas, contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa. É reconhecida pelo Ministério da Economia como entidade gestora e dinamizadora do Cluster de Indústrias Criativas da Região Norte e agrega um total de 111 associados. A RTP, Ordem dos Arquitectos, Fundação Casa da Música, Fundação de Serralves, Porto Editora, jornal Público e as principais universidades ligadas ao ensino e formação para esta indústria são alguns dos seus associados.