ActionCOACH: 58 por cento dos gestores assumem ter dificuldades em contratar
Produção surge como a área onde o recrutamento é mais difícil. Já a contratação para cargos administrativos não parece ser um problema.


2018.05.29

Mais de metade dos gestores assumem ter dificuldades na contratação. Esta é uma das principais conclusões do mais recente estudo realizado pela ActionCOACH – empresa de referência no coaching empresarial – a 130 organizações a nível nacional. A produção surge como a área mais problemática em termos de contratação (identificada por 47 por cento dos inquiridos), seguida pelo departamento de vendas, que representa um desafio para 38 por cento dos empresários. Pelo contrário, o recrutamento de profissionais para a administração parece ser a tarefa mais fácil, sendo apontado como uma dificuldade por apenas oito por cento dos gestores.

É interessante notar que 76 por cento das empresas fazem a contratação internamente, não recorrendo a empresas especializadas ou a sistemas comprovados. As dificuldades na contratação não parecem, no entanto, resultar numa maior formação das equipas, já que quase metade (43 por cento) das empresas auscultadas oferece formação aos seus trabalhadores apenas uma vez por ano e 12 por cento “nunca” a disponibiliza.

O estudo demonstra, ainda, que, apesar de mais de metade dos gestores considerar que o seu investimento e esforço não são devidamente remunerados, a maioria (76 por cento) afirma estar mais feliz desde que tem uma empresa sob o seu comando. No que ao perfil de gestão diz respeito, 52 por cento dos empresários definem-se como “democráticos”, 39 por cento afirmam ser “liberais” e nove por cento assumem-se como “autocráticos”.

Refira-se que a amostra do estudo é composta essencialmente por micro e pequenas empresas – que representam 99 por cento do tecido empresarial em Portugal –, destacando-se, neste ponto, as quase 60 por cento que empregam menos de 10 trabalhadores (57 por cento) e as 80 por cento a apresentar volumes de negócio inferiores a dois milhões de euros. A este nível, é importante destacar, ainda, que 53 por cento das organizações auscultadas possuem caráter familiar.

Fundada em 1994, na Austrália, a ActionCOACH é pioneira, a nível mundial, na área do coaching empresarial. A organização, presente, atualmente, em 75 países, conta com mais de 1.000 escritórios. Em Portugal desde 2006, a empresa agrega mais de uma dezena de coaches a operar no território nacional.