Acção de Verão inédita arranca em Lagos

Iniciativas visam auxiliar a mobilidade na cidade e fomentar a afluência de visitantes ao Centro Histórico, nos meses de Julho, Agosto e Setembro.

 



2009.07.10

A cidade de Lagos acaba de lançar uma acção que visa auxiliar a mobilidade na cidade durante os meses de Verão, bem como estimular a permanência de visitantes e turistas no Centro Histórico, local com uma elevada concentração de comércio tradicional. Júlio Barroso, presidente da Câmara Municipal, e Carlos Albuquerque, presidente da Futurlagos – Entidade Empresarial Municipal para o Desenvolvimento, E.E.M., foram os anfitriões do projecto e inauguraram as várias acções que o integram.

Sob o lema “Lagos: Renovar é Preservar”, e com vista a enfatizar a ligação da malha urbana ao mar, encontram-se expostas várias peças inéditas, concebidas em exclusivo para a cidade de Lagos. Seis gigantes do mar, com dois metros de altura e decorados com cores fortes e contrastantes, acabam de invadir o Centro Histórico, constituindo um importante foco de atracção para residentes e turistas ao longo de todo o Verão. O seu carácter lúdico permitirá interacção com o público, que pode admirá-las e sentir-se no meio do oceano. As figuras marítimas da “Rota dos Peixes” prometem surpreender, fazendo as delícias dos mais pequenos e não só.

Tendo em conta a actual conjuntura económica, e a crise que afecta todo o comércio tradicional, as iniciativas promovidas visam igualmente estimular as vendas no Centro Histórico da cidade. A campanha intitulada “Pontos de Renovação” permite trocar as facturas de compras efectuadas nas lojas daquela área da cidade por diversos prémios, num balcão concebido propositadamente para o efeito e que exibe um original formato de aquário, que retrata o fundo do mar. Os comerciantes podem aderir à iniciativa sem qualquer custo associado, beneficiando gratuitamente daquele incentivo às compras nos espaços comerciais do Centro Histórico. Salienta-se que a iniciativa conta com o apoio das associações comerciais ACRAL, Lagos Para Sempre e ASEMBA.

O Centro Histórico conta ainda com outro aquário: um ponto informativo designado de “Desfrute da cidade: circuitos alternativos”, onde os visitantes podem obter informações sobre as várias soluções de mobilidade criadas no âmbito do projecto de reabilitação da Frente Ribeirinha e da construção de dois parques de estacionamento. Os aquários funcionam diariamente, das 10h00 às 13h00 e das 18h00 às 23h00.

Também durante o mês de Agosto, está garantida a realização diária de uma acção especial nas entradas da cidade. Designada de “Patins em Linha – Lagos Renovar é Preservar”, tem como finalidade municiar quem chega à cidade de informação útil em termos de estacionamento alternativo.    

Requalificação urbana e dois novos parques de estacionamento

Importa relembrar que a cidade de Lagos tem em curso um processo de renovação urbana que visa a reabilitação da Frente Ribeirinha e a criação de cerca de 900 lugares de estacionamento, através de dois novos parques subterrâneos. A requalificação da Frente Ribeirinha surge no âmbito do Programa POLIS e está orçada em cerca de 2,2 milhões de euros. Já os dois novos parques – desenvolvidos no âmbito de uma Parceira Público-Privada – implicam um investimento total de 15,7 milhões de euros.

É neste contexto que surgem as várias iniciativas com vista a destacar alguns dos principais objectivos da intervenção em curso. Assim, relacionar a paisagem marítima envolvente com a malha urbana e diversificar a oferta das novas tendências quotidianas – fortalecendo a identidade da Frente Ribeirinha, como centro agregador da população residente e visitante – são duas das premissas orientadoras do projecto de marketing e publicidade concebido para o Verão 2009.

Para facilitar o acesso ao centro da cidade, estão disponíveis noves bolsas de estacionamento alternativo e gratuito. Será possível encontrar cinco parques, estendidos ao longo da muralha, que permitem o acesso ao centro a pé num percurso de cerca de cinco minutos. As restantes bolsas são servidas pelo transporte público de Lagos A Onda, que dispõe de paragens em toda a Avenida dos Descobrimentos.