Portfólio
Experience Marketing
A Vida é Bela

ANO 2005/2012
Cliente A Vida é Bela
Local Lisboa
Área Comunicação



(…) Tendo, como case study o percurso de A Vida é Bela, entre 2005 e 2012, mostramos como a empresa levou a cabo o seu processo de institucionalização e, depois, como a sua estratégia de comunicação com vista a produzir efeito junto dos media, manteve uma estreita coerência e foi bem sucedida. De facto, ela desempenhou um papel determinante no processo de construção de sentido, ao conseguir que o discurso jornalístico se apropriasse do seu próprio discurso, produtos e valores. Constatamos, assim, que aquela empresa teve 4558 peças publicadas sobre si em todo o espaço mediático português — imprensa (2396), televisão (286), rádio (39), online (1837) — o qual apenas no segundo semestre de 2012 publica notícias desfavoráveis sobre a sua ação. Mesmo assim, em escasso número: 63 num total de 245 peças publicadas na imprensa, naquele ano. A diferença entre a cobertura noticiosa favorável e desfavorável aumenta, todavia, de forma notória, se tivermos em conta que ao longo dos oito anos que analisámos (2005-2012) foram publicadas um total de 2396 peças na imprensa. (…)

in “O acontecimento que quer ser notícia: A construção de sentido das Organizações através dos media - O caso A Vida é Bela”
Tese de Doutoramento de João José Figueira da Silva. Universidade de Coimbra, 2014.