2012 crianças dão vida ao logótipo da Guimarães 2012
Acção “Faltam 200 dias - CEC 2012” marca arranque das iniciativas promovidas pela Fundação Cidade de Guimarães e a Tempo Livre. Iniciativaestá agendada para o próximo dia 15 de Junho, a partir das 10h30.


2011.05.24

2012 crianças de 12 anos vão dar vida ao logótipo da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. A iniciativa, promovida pela Fundação Cidade de Guimarães e a Tempo Livre, está agendada para o próximo dia 15 de Junho, a partir das 10h30. O Castelo de Guimarães – enquanto símbolo e ex-líbris da cidade – é o local escolhido para ver nascer o logótipo da Guimarães 2012. “Faltam 200 dias – CEC 2012” é apenas a primeira de uma série de acções que pretendem reforçar o envolvimento da população e consolidar mecanismos de identidade dos vimaranenses para com o projecto. 

Durante o complexo processo de edificação do logótipo humano, nenhum aspecto será deixado ao acaso. Para a elaboração desta moldura humana, a organização convocará crianças que integram o sistema de ensino público e privado dos concelhos de Guimarães e Vizela. Desta forma, também a comunidade escolar tem a oportunidade de participar de modo activo no projecto. O número “2012” assume-se como o denominador comum a esta acção, bem como a outras actividades levadas a cabo pela Fundação Cidade de Guimarães e a Tempo Livre. 

O processo de concepção do logótipo assenta em três fases distintas. A primeira é reservada à entrada em cena das crianças, totalmente vestidas de branco, e que tem como objectivo delimitar o espaço onde deverá “nascer” a imagem de marca da Capital Europeia da Cultura. Num segundo momento, será possível vislumbrar a frase “Faltam 200 dias” – que, aliás, é o mote da iniciativa. A construção do logótipo só será dada por concluída depois de nela figurar a mensagem “Guimarães 2012 CEC”. Um espectáculo musical, ao qual se seguirá uma largada de 2012 pombos brancos, assinala o encerramento da acção. 

“Maratona de Spinning – Guiness World Records” na agenda
Numa altura em que o sedentarismo e os problemas de saúde associados não param de aumentar, a Guimarães 2012 CEC aposta na promoção de iniciativas desportivas. “Maratona de Spinning – Guiness World Records”, “Caminhada solidária 2012 CEC”, “Conhecer Guimarães em bicicleta” e “2012 minutos a nadar” são os eventos que se seguem, realizando-se durante o ano de 2012. A organização de todas estas acções está a cargo da Tempo Livre – Centro Comunitário de Desporto e Tempos Livres.