catolica porto
Univ. Católica
Católica Porto

 

 
A Universidade Católica Portuguesa é a única universidade não estatal que faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Faculdade de Direito - Porto, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto, contando com cerca de 6.000 estudantes, 600 docentes e 200 funcionários.

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB - www.esb.ucp.pt) - integra a Universidade Católica no Porto e oferece cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Graduação nas áreas das ciências da vida (nutrição, microbiologia) e engenharia (alimentar, ambiente e biomédica). Foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há já 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em Microbiologia existente no país. O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no seu Centro de Biotecnologia e Química Fina, que detém actualmente o estatuto de Laboratório Associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais. Ainda no âmbito da ESB está a incubadora de PME, que faz a ligação para o empreendedorismo de base tecnológica e já apoiou cerca de 30 projetos empresariais.


Trabalhos 
(selecção)


> Professora de Direito lança livro sobre sucessão familiar na empresa | Rita Lobo Xavier é a autora da obra que se centra nos problemas jurídicos inerentes à transmissão da empresa familiar por causa da morte.

> Estudo comprova benefícios das hortas urbanas na saúde | Redução do tabagismo e alimentação mais saudável são apenas alguns dos resultados do pioneiro estudo deste género realizado em Portugal.

> Instituto de Ciências da Saúde dinamiza cursos de verão | Primeiros socorros na infância ou deterioração cognitiva no idoso e técnicas de estimulação são apenas alguns dos temas das formações.

> Católica recebe investigadora que integrou restauro da Torre de Belém | Elena Charola, da Smithsonian Institution – Museum Conservation Institute (de Washington), é a convidada da próxima CITAR Talks.

> Católica Porto lança formação centrada na proteção de dados | Curso oferece análise multidisciplinar das mudanças ocorridas na área e destaca proteção de dados no contexto de evolução digital e globalização.

> Investigador da Católica Porto participa em estudo sobre obesidade mundial | Investigação foi publicada na revista The New England Journal of Medicine e já está a ser divulgada nos principais meios internacionais.

> Católica integra projeto europeu que explora o potencial das leguminosas | TRUE é o nome do projeto da União Europeia que promove o cultivo de leguminosas na Europa. Investigação envolve 24 parceiros de 10 países.

> Católica firma acordo de cooperação com a Irmandade dos Clérigos | Acordo assinado por Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, visa a valorização nos domínios da inovação e investigação.

> Que impacto tem a alimentação infantil no futuro da saúde pública? | Encontro promovido pela Católica Porto assinala o Dia Mundial da Criança e conta com a presença do especialista Constantino Sakellarides.

> Qual será a abordagem ética mais ajustada a cada situação clínica? | Iniciativa da Universidade Católica – Porto fornece, ainda, a possibilidade de analisar e discutir casos práticos numa abordagem multidisciplinar.




Site oficial

Período
de colaboração
2010/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação