teatro nacional sao joao
Teatro Nacional São João
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. Em 2015, o TNSJ fechou o ano com mais de 105 mil espectadores, considerando as digressões nacionais e internacionais, e integrou na sua programação global mais de 60 espetáculos. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> A Quatro Mãos reuniu grandes nomes do audiovisual em Cascais | Entre 12 e 15 de outubro, a vila acolheu a primeira edição do Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português.

> Monólogo de Jacinto Lucas Pires no Mosteiro de São Bento da Vitória | Email (desta tua mãe que tanto te ama) é interpretado por Anabela Faustino e conta com encenação de Ivo Alexandre.

> As marionetas em tamanho real da Europa Central chegam ao TNSJ | O Mal-Entendido, produção austríaca, parte da obra de Albert Camus criando uma atmosfera assombrosa onde as marionetas ganham vida.

> Miúdos e graúdos: São todos bem-vindos às Leituras no Mosteiro | Este mês, a iniciativa promovida pelo TNSJ explora quatro peças sob o lema da família, sendo uma delas dedicada aos mais pequenos
.

> FIMP abre com estreia de espetáculo em coprodução do TNSJ | Marionetas Tradicionais de Um País Que Não Existe e Phobos são os espetáculos do Festival acolhidos no Mosteiro de São Bento da Vitória.

> TNSJ explora a (in)sanidade familiar com estreia dupla | Retrato de Família integra duas peças que distam cem anos entre si: O Pelicano, de Strindberg, e Tatuagem, de Dea Loher.

> TNSJ acolhe projeto de Serralves sobre transformações de género | Private Song será apresentado pela primeira vez no Porto, depois da estreia mundial na Alemanha. Para ver a 13 de outubro, às 21h00.

> “Ataque amorista” tem como alvo o Mosteiro de São Bento da Vitória | Marionetas Tradicionais de Um País Que Não Existe, coprodução do TNSJ e do Teatro do Ferro, estreia-se no dia 13 de outubro.

> TNSJ volta a abrir as portas da nova produção da Casa | Fernanda Lapa é a convidada especial do primeiro ensaio aberto de A Promessa, espetáculo que se estreia dia 16 de novembro, no TNSJ.

> Famílias “dramáticas” em estreia dupla no Teatro Carlos Alberto | Manuel Tur encena O Pelicano, do sueco August Strindberg, e Tatuagem, da alemã Dea Loher, com o mesmo espaço cénico, mas atores diferentes.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação