teatro nacional sao joao
TNSJ
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> Próxima produção própria do TNSJ estreia-se daqui a um mês | Lulu, com encenação de Nuno M Cardoso, explora a liberdade da mulher na sua plenitude, antes mesmo da questão de género.

> Uma incursão “dançada” de Frei Luís de Sousa chega ao Porto | Maria, que se estreia hoje, em Madrid, marca o regresso do Ensemble à obra “política” de Almeida Garrett e junta teatro, música e dança.

> Leituras no Mosteiro recebem a “espantosa personagem” de Racine | Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe a segunda sessão da iniciativa dedicada a “Mulheres, trágicas”. A entrada é gratuita.

> Vida e obra de Manuel António Pina celebrada no Teatro Carlos Alberto | O Senhor Pina parte do texto de Álvaro Magalhães e assinala os 40 anos do coletivo Pé de Vento. Dia 12, decorre um debate sobre o autor.

> Joana Providência estreia Rumor no palco do TNSJ | Espetáculo parte do universo criativo de Christian Boltanski, integrando um ciclo de criações inspirado em artistas plásticos contemporâneo.

> Bailarina indiana Shantala Shivalingappa está de volta ao TNSJ | Impro Sharana é um concerto coreografado que reúne amigos sob os bons auspícios do deus hindu Shiva. Em cena de 4 a 6 de maio.

> Homenagem a Manuel António Pina em estreia no Teatro Carlos Alberto | O Senhor Pina tem encenação de João Luiz e assinala os 40 anos do Pé de Vento, coletivo do qual Manuel António Pina foi membro fundador.

> TNSJ celebra Dia Mundial da Dança com estreia absoluta de Olga Roriz | A Meio da Noite é uma “profunda homenagem” ao cineasta sueco Ingmar Bergman, que pode ser vista entre 27 e 29 de abril.

> TNSJ acolhe três estreias integradas no Festival DDD – Dias da Dança | Coreógrafas Olga Roriz, Shantala Shivalingappa e Joana Providência estão de regresso aos espaços do TNSJ com novas criações.

> As vozes de Orlando “congelam” o palco do Teatro Carlos Alberto | A Grande Vaga de Frio conta com dramaturgia de Luísa Costa Gomes, direção e conceção de Carlos Pimenta e interpretação de Emília Silvestre.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação