teatro nacional sao joao
Teatro Nacional São João
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. Em 2015, o TNSJ fechou o ano com mais de 105 mil espectadores, considerando as digressões nacionais e internacionais, e integrou na sua programação global mais de 60 espetáculos. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> Em dezembro as Leituras no Mosteiro são no “feminino” | Joana Bértholo, Lígia Soares, Sofia Santos Silva, Cecília Ferreira, Isabel Milhanas e Sabrina D. Marques são as autoras escolhidas para a sessão.

> Ópera regressa ao Teatro Nacional São João no arranque do novo ano | The Rape of Lucretia abre a programação do primeiro trimestre de 2018. Obra de Camilo Castelo Branco e Gil Vicente estarão em destaque.

> TNSJ revela programação do primeiro trimestre de 2018 | Sessão conta com a presença dos criadores responsáveis por espetáculos que serão apresentados nos três espaços geridos pelo TNSJ.

> Lena d’Água dá vida às palavras da poeta Cecília Meireles no TeCA | Ou Isto ou Aquilo – Recital de Poesia e Música é uma versão revisitada do espetáculo para infância e juventude estreado em 1979.

> Novo livro de Vasco Rosa sobre Raul Brandão é lançado no TNSJ | Obra surge após vários anos de pesquisa dedicados ao escritor português, com o intuito de celebrar os 150 anos do seu nascimento.

> “Fantasminha” dos Clã está de volta ao Teatro Nacional São João | Musical infantojuvenil foi agora convertido também num disco que já está à venda nos locais habituais e na loja do TNSJ.

> A Promessa do TNSJ “visita” a Livraria Lello na segunda-feira | Atores que protagonizam a produção própria do TNSJ vão representar um excerto da peça do dramaturgo Bernardo Santareno.

> O Olhar de Milhões: O “viciante” cruzeiro está a chegar ao TeCA | Assemelhando-se a um mega resort flutuante, o espetáculo reflete sobre o tempo presente e esse conceito que é o entretenimento.

> Obra performativa de Patrícia Portela é analisada em livro | Lançamento da obra conta com a presença da criadora portuguesa, assim como dos editores Fernando Matos Oliveira e Thiago Arrais.

> Produção do TNSJ: Macbeth ruma ao TNDMII em dezembro | Peça teatral – a mais veloz e enigmática de Shakespeare – marca o reencontro de João Reis com o encenador Nuno Carinhas 20 anos depois.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação