teatro nacional sao joao
Teatro Nacional São João
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. Em 2015, o TNSJ fechou o ano com mais de 105 mil espectadores, considerando as digressões nacionais e internacionais, e integrou na sua programação global mais de 60 espetáculos. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> Coproduções do Teatro Nacional São João apresentadas em França | Peça da “artivista” Tania Bruguera estará em cena em Nanterre e espetáculo do coreógrafo Paulo Ribeiro será apresentado em Arcachon.

> Días Hábiles em estreia absoluta no Mosteiro São Bento da Vitória | Projeto está incluído no ciclo Ocupação Días Hábiles, de Alfredo Martins, que promove cinco atividades até ao final do mês.

> Projetos comunitários do MEXE regressam hoje ao TeCA | Evento inicia-se com a estreia de O que acontece quando a Pele se Mexe?, um documentário que assinala o décimo aniversário da Pele.

> Divine: TNSJ celebra Dia Mundial da Música com produção própria | Concerto de Carlos Piçarra Alves, considerado um dos clarinetistas mais relevantes da sua geração, tem direção cénica de Nuno Carinhas.

> Uma viagem à América do Sul em estreia na nova temporada do TNSJ | Días Hábiles, projeto que reporta uma travessia pelo Amazonas, estreia-se a 27 de setembro e está integrado num ciclo de Alfredo Martins.

> Leituras no Mosteiro regressam para refletir sobre famílias “felizes” | Nova temporada traz novidades já que a iniciativa passa a alinhar-se com tema central da programação do TNSJ. Atividade com entrada gratuita.

> Teatro Carlos Alberto acolhe sete iniciativas do MEXE | Encontro Internacional de Arte e Comunidade está de regresso ao Porto e convoca a uma celebração da cidade sob o tema “Cidade-Corpo Coletivo".

> Duas produções próprias no arranque da temporada do TNSJ | Com dois espetáculos de assinatura própria, a programação integra também um projeto internacional, produzido por Schauspielhaus Graz.

> Diogo Infante e Alexandra Lencastre abrem nova temporada do TNSJ | Quem tem medo de Virgínia Woolf? é um clássico de Edward Albee e coloca em cena um casal apaixonado, mas autodestrutivo.

> Teatro Carlos Alberto abre portas para uma visita guiada inédita | Momento assinala os 120 anos do espaço e conta com a presença do arquiteto Nuno Lacerda Lopes, estando aberto a toda a comunidade.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação