teatro nacional sao joao
Teatro Nacional São João
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. Em 2015, o TNSJ fechou o ano com mais de 105 mil espectadores, considerando as digressões nacionais e internacionais, e integrou na sua programação global mais de 60 espetáculos. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> TNSJ e Mosteiro de São Bento da Vitória de portas abertas em agosto | Os dois monumentos nacionais estão de portas abertas durante todo o verão e já receberam, conjuntamente, cerca de seis mil visitantes.

> Mosteiro de São Bento da Vitória: E quando a literatura é feita de bits? | Em colaboração com o TNSJ, evento chega pela primeira vez a Portugal, potenciando a reflexão sobre a literatura eletrónica. A entrada é gratuita

> Despertar da Primavera chega ao Teatro Nacional São João | Espetáculo marca o regresso do Teatro Praga ao palco do TNSJ, com uma tragédia de juventude escrita por Frank Wedekind

> Quem tem medo de Virgina Woolf? abre nova temporada do TNSJ | Diogo Infante e Alexandra Lencastre interpretam o texto de um dos maiores clássicos contemporâneos da dramaturgia norte-americana.

> O Homem da Guitarra de Jon Fosse estreia-se esta quinta-feira no TeCA | Obra do dramaturgo norueguês é explorada num monólogo interpretado e encenado por Manuel Wiborg.

> Teatro Nacional São João acolhe produções de escolas artísticas | Durante o mês de julho, o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe dois espetáculos interpretados por alunos do Balleteatro e da ESAP.

> Manuel Wiborg encena última estreia da temporada 2016/2017 do TNSJ | O Homem da Guitarra, de Jon Fosse, é um monólogo sobre um homem de meia-idade que vagueia entre o desespero suicida e a esperança mística.

> Mais de seis mil pessoas assistiram a Macbeth no TNSJ | Produção do TNSJ será apresentada em dezembro, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e regressa ao Porto em fevereiro de 2018.

> “Um Teatro para Todos” do TNSJ premiado pela acessibilidade social | Iniciativa que arrancou em 2016 abrange, além do próprio TNSJ, o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória.

> Leituras no Mosteiro celebram sétimo aniversário com Koltès | Última leitura informal antes do arranque do verão centra-se no texto A Noite Antes da Floresta (1977). Iniciativa tem entrada gratuita.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação