O que pensa o sector automóvel europeu sobre a mobilidade?
ACAP convida Erik Jonnaert, Secretário-Geral da Associação Europeia dos Construtores de Automóveis, para debater temas actuais do sector.


2017.11.15

Promovida pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, a Semana do Automóvel integra, para além do Salão Automóvel, um Ciclo de Conferências que visa abordar todas as novidades, desafios e tendências do sector. Agendado para dia 21 de novembro, o primeiro momento do ciclo conta com a presença de Erik Jonnaert – Secretário-Geral da ACEA (Associação Europeia dos Construtores de Automóveis) – num almoço/conferência, que irá decorrer às 13h00, no Hotel Vips Art’s, no Parque das Nações, em Lisboa, e que terá como tema “Mobilidade no Século XXI. Visão Geral. Desafios”.

Com temas como a restrição das emissões de CO2 dos veículos e o incentivo à produção e compra de carros movidos a energias alternativas a serem debatidos atualmente na Europa, o evento tem como intuito dar a conhecer a posição da Associação Europeia dos Construtores de Automóveis sobre estas temáticas. De acordo com a ACEA, as alterações demográficas, a globalização e os desafios a nível ambiental assumem-se como as principais tendências que vão transformar a mobilidade e, consequentemente, a indústria automóvel, sendo que potenciar a criação de um ecossistema de mobilidade mais limpo, inteligente e seguro é, para a associação, a resposta necessária.

Compreender as expectativas dos consumidores, os novos modelos de negócio, os desafios que o sector enfrenta e até o que é esperado por parte dos governos e quais as infraestruturas necessárias para dar resposta aos desafios actuais são alguns dos temas que Erik Jonnaert vai abordar no evento. Serão ainda alvo de reflexão as questões relacionadas com as “smart cities”, os novos serviços de mobilidade, as restrições ao diesel e ainda o novo ciclo WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure).

Erik Jonnaert é, além de Secretário-Geral da ACEA, Vice-Presidente do Imobility Forum. Integrando o Conselho de Agenda Global para o Fórum Económico Mundial – que se concentra no futuro do transporte –, faz também parte do Conselho Supervisão da ERTICO (que defende soluções de mobilidade inteligentes) e do Conselho de Administração da Aliança MaaS (que apoia a mobilidade como um serviço). Antes de assumir funções na ACEA, foi vice-presidente da Procter & Gamble's para as relações externas na Europa e na Ásia.

Após o almoço segue-se uma conferência de imprensa aberta a todos os convidados onde a comunicação social terá prioridade nas questões a colocar. No final, será realizada uma visita ao Salão Automóvel 2017, cuja inauguração está agendada para as 15h30. A participação do público no almoço/conferência está sujeita a inscrição, cuja informação e formulário de inscrição se encontra disponível no site do Salão Automóvel. O Ciclo de Conferências vai ainda contar com mais duas sessões que decorrem na FIL – Feira Internacional de Lisboa. No dia 22, terá lugar a sessão informativa e conferência com o tema “O Automóvel e o Ambiente” e, no dia 23, o debate “Consumidor do Futuro. Quem é, o que procura”.